Perguntas Frequentes (FAQ)

Nossa Formação Avançada em Escuta Especializada possui um grande diferencial: além das aulas assíncronas, teremos 3 encontros síncronos ao vivo que oferecem uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa.

O que isso significa? 

Ao acessar o curso, você poderá iniciar seus estudos imediatamente pois o conteúdo dos 4 módulos já está disponível:

✔️ Aulas gravadas;
✔️ Apresentações de slides;
✔️ Material de apoio;
✔️ Avaliações.

Além disso, os encontros síncronos ao vivo já possuem data e horário, o que trabalharemos em cada aula?

09/12 das 10h às 12h - O primeiro encontro será uma supervisão online de duas horas para que os alunos inscritos possam tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso.
13/01 das 10h às 12h - O segundo encontro terá como foco o Treino de Registro de Escuta Especializada e a elaboração do relatório de escuta especializada.
24/02 das 10h às 12h - O último encontro síncrono será dedicado à Simulação de Entrevista.

🗓️ Reserve estes dias na sua agenda!
Esse será um momento crucial para tirar dúvidas com os docentes ✨

⚠️ Lembre-se! Você terá 180 dias para concluir o curso e receber o certificado.
Este prazo é contabilizado a partir da data de efetivação da sua matrícula (confirmação de pagamento).

Formação Avançada: Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência possui o investimento de:

💲 R$ 699,00 à vista no boleto bancário;
💳 R$ 729,00 em até 10x no cartão de crédito. 

⚠️ Importante:
A liberação do curso no Portal do Aluno está sujeita à aprovação junto da instituição financeira.

Os alunos que concluírem a Formação Avançada em Escuta Especializada, com aproveitamento, irão receber seu Certificado de Conclusão com Carga Horária de 81 horas!

💬 Mas atenção:

  • A certificação dos participantes se dará através da plataforma de ensino, para aqueles que atingirem nota final igual ou maior que 6,00.
  • A nota final será calculada através de média aritmética simples aplicada sob os conceitos obtidos em cada uma das avaliações.

⚠️ Lembre-se! Você terá 180 dias para concluir o curso e receber o certificado.
Este prazo é contabilizado a partir da data de efetivação da sua matrícula (confirmação de pagamento).

É simples! Veja como solicitar o pagamento do curso por Empenho. ⬇️

  1. Faça contato com a Secretaria em que você atua e apresente o interesse à gestão;
  2. Elabore uma solicitação por escrito, detalhando o conteúdo e cronograma da formação, bem como uma justificativa que destaque os benefícios que a capacitação trará para o desempenho do seu trabalho. As características da formação e as instruções para solicitação de empenho podem ser verificadas aqui.
  3. Por fim, envie sua solicitação à contabilidade do município;

Em seu pedido, você pode se colocar à disposição de sua rede para compartilhar o conhecimento adquirido com outros servidores, promovendo uma multiplicação do aprendizado sobre o tema.
Ou seja, a capacitação trará benefícios para o seu desempenho e dos demais colegas.

Ficou alguma dúvida? Faça contato que vamos te ajudar.

⚠️ Importante:

Se a Instituição onde trabalha aprovar a sua solicitação e o pagamento será realizado por Empenho, a sua inscrição será realizada internamente pela Fepese!
Ou seja, não é necessário que você faça a inscrição por nosso site.

Após receber a afirmativa que a instituição em que você trabalha irá investir na sua matrícula em nossa Formação Avançada, o município ou instituição deverá solicitar o pagamento por empenho.
Confira o passo a passo na próxima Pergunta Frequente: 7. Minha solicitação para pagamento por Empenho foi aprovada, qual o próximo passo?

O curso Preparação para o Mundo do Trabalho possui o investimento de:

💲 R$ 89,90 à vista no boleto bancário;
💳 R$ 99,90 em até 4x no cartão de crédito. 

⚠️ Importante:
A liberação do curso no Portal do Aluno está sujeita à aprovação junto da instituição financeira.

Os alunos que concluírem a capacitação Preparação para o Mundo do Trabalho irão receber seu Certificado de Participação com Carga Horária de 8 horas.

💬 Mas atenção: A certificação dos participantes se dará automaticamente através da plataforma de ensino, para aqueles que consumirem o conteúdo do curso na íntegra.

⚠️ Lembre-se! Você terá 90 dias para concluir o curso e receber o certificado.
Este prazo é contabilizado a partir da data de efetivação da sua matrícula (confirmação de pagamento).

Após receber a afirmativa que a instituição em você trabalha irá investir na sua matrícula em nossa capacitação, o município ou instituição deverá solicitar o pagamento por empenho.

Lembre-se: a matrícula dos profissionais será realizada internamente pela FEPESE!
Ou seja, você deverá seguir apenas o passo a passo abaixo, não sendo necessário realizar a inscrição em nosso site.

Os pagamentos por empenho serão efetuados em razão da FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, conforme dados e procedimentos a seguir:

FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos
CNPJ: 83.566.299/0001-73
Inscrição Municipal: 069.886-5
Inscrição Estadual: Isento

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
CEP: 88040-900 – Trindade – Florianópolis (SC) – Brasil

Caixa Postal: 5067 – CEP: 88035-972 – Florianópolis (SC)

Presidente: Mauro dos Santos Fiuza
Superintendente: Marcelino Hirofumi Ito

Fone: (48) 3953-1000
Site: https://fepese.org.br/

  1. A instituição ou órgão responsável deve emitir a nota de empenho e encaminhá-la para o contato <empenho@fepese.org.br>, aos cuidados de Jéssica Mara Souza, contendo as seguintes informações:
    1. Nome completo, CPF e e-mail do(s) inscrito(s);
    2. Endereço completo, telefone, CNPJ e razão social da instituição, além do nome da pessoa de contato.
  2. Após o recebimento das informações e análise da nota de empenho a FEPESE entrará em contato por e-mail para realização da(s) inscrição(ões).
  3. A Nota Fiscal será emitida e enviada em resposta ao e-mail recebido com a nota do empenho, não estando vinculada à aprovação do aluno inscrito na capacitação. A inscrição será considerada regular somente a partir da confirmação/recebimento do empenho. 

Lembramos que a FEPESE é uma instituição isenta de INSS, IR, ISS, PIS/COFINS/CSLL (Certidões).

⚠️ Importante:

Após a confirmação do empenho, a instituição poderá solicitar o cancelamento ou a substituição de nome(s) para inscrição em até 2 dias úteis, esta solicitação deverá ser informada por e-mail (empenho@fepese.org.br). 
A matrícula dos alunos será realizada pela Fepese e somente será efetivada na plataforma de ensino após o prazo informado acima.

Ficou alguma dúvida? Faça contato que vamos te ajudar.

O Treinamento de Fiscais é um curso gratuito oferecido pela Fepese. 

Basta se inscrever no link a seguir para começar seus estudos:

🔗 https://capacitacao.fepese.org.br/treinamento-fiscais

⚠️ Lembre-se!
Após a inscrição, você terá 15 dias para assistir as aulas e realizar as atividades! 

A liberação da capacitação no Portal do Aluno será de acordo com a forma de pagamento selecionada no momento da compra!

  • Quando utilizada a forma de pagamento Boleto Bancário: o prazo para a compensação é de 2 dia úteis, após o pagamento do boleto.
  • Para os pagamentos realizados com Cartão de Crédito: a liberação do curso está sujeita à aprovação junto da instituição financeira.

Para acessar o seu Portal, clique no link https://capacitacao.fepese.org.br/portal e preencha o seu e-mail (login) e sua senha - criada ao realizar o seu cadastro.

Sim, existe uma política de arredondamento de notas aplicada à média final do aluno. 🎯

O arredondamento ocorre apenas se a média final estiver dentro de um intervalo próximo à média de aprovação do curso. Por exemplo, se a média de aprovação for 6,00, as médias entre 5,51 e 5,99 serão arredondadas para 6,00. Da mesma forma, se a média de aprovação for 7,00, o arredondamento será aplicado para médias entre 6,51 e 6,99.

⚠️ Importante: Médias abaixo desses intervalos não serão arredondadas.